Avançar para o conteúdo principal

O CLA Ajuda a Perder Gordura?

O Ácido Linoleico Conjugado (ALC), mais conhecido como CLA é um ácido gordo vendido e publicitado como suplemento auxiliar na perda de gordura.

Este suplemento encontra-se de forma natural em determinados alimentos de origem animal, tal como os lacticínios e alguns tipos de carne vermelha, como o bife.

Algumas pessoas e empresas de suplementos afirmam que o CLA pode reduzir a gordura, aumentar a massa muscular e ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Este é um suplemento no qual mesmo nos dias de hoje ainda se investem milhões em publicidade com a esperança de aumentar a sua venda e até é vendido em farmácias.

Apesar disso, as investigações científicas que analisaram o efeito do CLA na perda de peso não encontraram respostas claras em relação aos seus efeitos.

O CLA promove a perda de gordura?

Numa meta-análise publicada em 2007 no American Journal of Clinical Nutrition, os investigadores reviram 18 estudos relacionados com o CLA e a perda de gordura nos seres humanos. Os resultados revelaram que os suplementos de CLA (ingeridos a uma dose de 3.2 gramas por dia) poderá provocar uma perda modesta de gordura corporal (1).

Noutra revisão publicada no mesmo ano, um grupo de cientistas analisou as investigações existentes relacionadas com o CLA e a obesidade. Publicada no jornal Public Health Nutrition, essa revisão mostrou um efeito significativo no peso corporal ou na composição corporal em seres humanos (2).

Para além disso, os investigadores verificaram que o trans-10,cis-12, um componente presente em muitos suplementos de CLA, tem um impacto negativo no metabolismo do açúcar sanguíneo e pode contribuir para o aumento da resistência à insulina.

A investigação mais recente relacionada com o CLA e a perda de peso inclui uma revisão publicada em 2011 no Journal of Obesity (3).

Ao analisarem estudos que envolveram vários suplementos utilizados na perda de gordura, os autores da revisão verificaram que o CLA, juntamente com o quitosano, sementes de chia e muitas outras substâncias, parecem ser eficientes na perda de peso.

No entanto, dado que as investigações são limitadas, os autores avisam que é necessário realizar mais pesquisas para determinar a segurança e eficácia desses suplementos.

Deve-se usar o CLA para perder gordura?

Devido aos dados conflituosos em relação à sua eficácia, neste momento não podemos recomendar o CLA para perda de gordura.

Este suplemento poderá até proporcionar uma perda modesta de gordura, mas deve-se ter cuidado ao usar suplementos de CLA devido aos seus potenciais efeitos negativos nos níveis de açúcar no sangue e no metabolismo da insulina.

Se está a tentar perder gordura, assegure-se de seguir uma dieta saudável, hipocalórica, e pratique exercício físico de forma regular, combinando treinos de musculação com exercício aeróbico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ou obesos?  Cl

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona