Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a João Amaro – Culturista Natural – Campeão Masters da BNBF

 João Amaro é um culturista natural que venceu recentemente a competição BNBF, uma organização britânica de culturismo natural, que aplica aos seus atletas testes anti-doping rigorosos.

Fale-nos um pouco de si e do seu percurso académico e profissional. É casado? Onde vive e trabalha?

...Sou licenciado em Ciências do Desporto.

Nos ginásios já fiz de tudo (desde 1994): Instrutor de aulas de grupo, de sala de exercício, Personal Trainer, coordenador e Diretor Técnico.

Sou casado e tenho um filho de 8 anos. Actualmente vivo em Brighton.

Em que idade começou a treinar? O que o levou a interessar-se pela musculação e a frequentar os ginásios?

...Comecei a treinar em casa com o meu pai (a minha maior influência) aos 15 anos.
Era muito magro com 1,82 pesava 65kg, na escola os amigos chamavam me MAGRETA!

No início o meu Pai disse me: "se treinares bem e fores consistente (3x semana), vais aumentar pelo menos 5kg. E eu achei que isso seria fantástico. Ao fim de um ano estava com mais 10kg. Com uma rotina semelhante à clássica 5x5 com os exercícios básicos com pesos livres, só que as reps eram 3x8-10.

Porquê culturismo natural?

...Porque não sei fazer de outra forma. E provavelmente é mais saudável.

Em que competições já participou e que resultados obteve?

  • Musclemania 2013 London Show 2 - bodybuilding
  • Musclemania 2014 Barcelona 1 - Short Men's physique
  • BNBF 2016 south 1 - Masters over 40 bodybuilding
  • BNBF 2017 midlands 1 - Masters over 40 bodybuilding

Porquê competir na BNBF? Como se sentiu ao vencer essa competição?

...Tentei a BNBF porque a Musclemania foi uma desilusão a nível de organização e de atletas naturais.

Em relação à BNBF fiz duas provas, fui sozinho, não conhecia ninguém e fui muito bem recebido e respeitado. A organização e ambiente das provas foram sempre excelentes.

Na sua opinião, quais foram os factores, ou estratégias, que lhe permitiram atingir o físico vencedor?

...Como sou Master! Tem a ver com todo o meu passado desportivo (ginástica desportiva, basquetebol, lançamento do disco e culturismo). Muitos anos de treino de força básico e equilibrado.

Devo um agradecimento especial aos meus amigos, Filipe Teixeira (Nutricionista, Bioquímico, Fisiologista do exercício e Sócio das lojas Body Temple, responsável pelo meu condicionamento. Organizou-me a alimentação e a suplementação nas primeiras provas 3 provas. E ao Pedro Sérvolo que desde o início desta aventura competitiva me ajudou de forma determinante e incansável a nível do treino, posing, coreografia, música, logística, motivação, etc.

Pode-nos dar um exemplo dos alimentos que ingere ao longo de um dia de preparação para uma competição?

...Posso, mas cada caso é um caso. Ou seja o ideal para quem quer competir é procurar um nutricionista especializado em planos para atletas.
No meu caso :

  • Refeição 1: pão integral com fiambre frango ou peru, café.
  • Ref 2: batido proteína e uma fruta.
  • Ref 3: arroz, frango, verduras ou salada.
  • Ref 4: batido de proteína e uma fruta.
  • Ref 5: atum, batata doce, verduras.
  • Ref 6: dois ovos cozidos.
    E beber pelo menos 2 litros de água/dia.

Costuma ingerir suplementos? Quais são?

...Multivitamínico, creatina e proteina whey.

Segue algum programa de treino específico? Quantas vezes por semana treina?

...Normalmente 3 ao longo do ano, rotina A (peitorais, ombros, tricipedes e core) / B (pernas, costas e bicipedes).

6 a 4 semanas antes da competição 6xsemana A (peitorais, ombros, tricipedes) / B (pernas) / C (costas e bicipedes).

Qual grupo muscular prefere treinar? Quais os seus exercícios favoritos?

...Prefiro todos ! Todos deram e dão muito trabalho. Ter um desenvolvimento físico equilibrado e funcional sempre foi uma prioridade para mim.

Exercícios favoritos! Os básicos, os pilares: Agachamento, supino, elevações, fundos, press militar, peso morto, etc.

Tem planos para o futuro? O que nos pode contar?

...Continuar a treinar até poder. E continuar a competir enquanto fizer sentido para mim.

Há alguma mensagem que queira transmitir aos nosso leitores?

...Aprendam bem o básico tanto no treino como na alimentação saudável. Procurem informação fiável com profissionais competentes. Não tenham muito pressa. E tentem levar um estilo de vida que vos permita treinar muitos e bons anos.

Saudações desportivas a todos. :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ou obesos?  Cl