Avançar para o conteúdo principal

Dica rapida #7 - Batatas fritas light

Para a maioria das pessoas as batatas fritas são um alimento que se deve evitar ou cujo consumo deve ser evitado ou pelo menos moderado.

Isto é especialmente válido para aqueles que procuram alimentar-se de forma saudável e/ou perder peso.

Faz sentido que assim seja pois as batatas fritas, de pacote por exemplo, geralmente têm uma elevada densidade energética, com cerca de 543 kcal por cada 100 gr.

No entanto, é possível degustar e desfrutar deste alimento sem ingerir uma quantidade excessiva de calorias e sem que o sabor se altere em demasia.

Fritadeira sem óleo

Desde há alguns anos que existem electrodomésticos que permitem cozinhar batatas fritas usando apenas 3% (1 colher de sopa) ou menos, da quantidade de óleo habitualmente usado nas fritadeiras comuns.

Se usar batatas-fritas de pacote (pré-fritas), não precisará de adicionar óleo e estas ficarão cozinhadas em cerca de 20 min.

Caso utiliza batatas frescas, normais, estas demorarão cerca de 40-45 minutos até ficarem fritas e nesse caso recomenda-se a adição de pelo menos ½ colher de óleo ou azeite.

Felizmente para nós, para além de fritar batatas, este electrodoméstico também permite fritar carne e outros alimentos, sendo assim uma boa alternativa para aqueles que gostam de carnes fritas, ficando saborosos mesmo sem a adição de óleo.

A fritadeira sem óleo mais conhecida, a Tefal Actifry tem um custo que ronda os €144, mas também há à venda outras fritadeiras sem óleo mais económicas, tais como:

Valores nutricionais (por 100g)

  Kcal Gordura Carboidratos Proteína
Batata frita tipo chips Industrializada 543 36,6g 51,2g 5,6g
Batata inglesa frita 267 13,1g 35,6g 5g
Batata inglesa crua 64 0 14,7g 1,8g
Batata inglesa frita com 1 colher de sobremesa de azeite (4g)* 125 4g 14,7g 1,8g

*Valores aproximados
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4a. edição

Como pode ver, as batatas fritas de pacote, tipo chips, são as que têm mais gordura e mais carboidratos, sendo por isso as que têm maior densidade calórica.

Também verificamos que as batatas fritas cozinhadas pelas fritadeiras sem óleo, com apenas 4g de azeite, têm um valor calórico significativamente mais reduzido em comparação com as batatas fritas normais e poderiam até ser consideradas num regime alimentar “saudável”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ou obesos?  Cl