Avançar para o conteúdo principal

A Forma Mais Simples de Ganhar Massa Muscular

Em linguagem simples e direta, a forma mais simples de aumentar a massa muscular e consequentemente massa muscular, é focar-se em tornar-se progressivamente mais forte ao longo do tempo.

Sim, é mesmo assim tão simples. Se estiver a tornar-se mais forte, pode ter a certeza de que está no caminho certo.

E quando digo aumentar a força, não me estou a referir necessariamente à quantidade máxima de peso que consegue levantar uma vez.

Afinal de contas, o princípio da sobrecarga progressiva continua a ser o aspeto mais importante para se obter progressos em termos de aumento da força e massa muscular.

Para obter progressos é necessário desafiar continuamente os seus músculos com um pouco mais de peso ou mais repetições por série, mas tentando manter sempre uma boa forma técnica.

Como exemplo, digamos que você começa por levantar 60 kg no supino e realiza 3 séries de 6 repetições.

Todos os meses, você irá adicionar 2kg à barra. Num período de 12 meses, você estará a levantar 82kg. E em resultado disso, o seu peito, deltoides e tríceps terão aumentado de tamanho de forma a acomodar o peso extra.

Isso não significa que não existe uma relação perfeitamente linear entre os ganhos de força e os ganhos de massa muscular. Lá porque já tem o dobro da força na maioria dos exercícios do que quando começou, não quer dizer que também já tenha o dobro da massa muscular. Tal como um aumento do dobro da massa muscular também não significa um aumento igual da força.

Como deveria ser óbvio, todas as tentativas de aumento da força e consequentemente da massa muscular, devem ser sempre acompanhadas por um dieta ligeiramente hipercalórica, que proporcione as quantidades suficientes de nutrientes para nutrir o corpo e suportar a hipertrofia muscular.

Conclusão

Resumindo, se você quer que os seus músculos cresçam, vai ter que os treinar com pesos pesados. Para além disso, obter ganhos de força é uma excelente forma de se manter motivado em relação aos seus objetivos.

Siga também uma dieta com um ligeiro excesso calórico que possa "alimentar" o crescimento muscular extra, que seja abundante em proteína e alimentos não processados, e estará no caminho certo.

Tal como Arnold Schwarzenegger escreveu:

Para ser grande, você tem que se tornar forte.

Os dois estão interligados. Levante pesos pesados, trabalhe duro e o tamanho irá surgir

Tal como a noite segue o dia. Isso funciona!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ou obesos?  Cl

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona