Avançar para o conteúdo principal

A Proteína Whey Fortalece os Tendões

O consumo de proteína whey está associado a vários efeitos benéficos para saúde e na melhoria da composição corporal, mas para além desses podemos agora somar mais um benefício para a saúde.

A proteína whey pode fortalecer os tendões, sobretudo os que rodeiam a articulação do joelho.

Se está interessado em fortalecer os ligamentos dos seus joelhos, ou tendões patelares, então estará provavelmente interessado num artigo que os cientistas de desporto dinamarqueses publicaram recentemente no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.

De acordo com este estudo, é possível fortalecer os seus ligamentos e tendões usando proteína whey durante os treinos.

O Estudo

Para a realização deste estudo, os investigadores recrutaram 22 homens ativos com a idade média de 24. Os voluntários treinaram os seus músculos das pernas numa máquina de extensões de pernas três vezes por semana durante um período de 12 semanas.

Eles realizaram movimentos concêntricos para treinar uma perna e movimentos excêntricos para treinar a outra.

11 voluntários ingeriram um batido que continha 19,5 gramas de whey hidrolisada e 19,5 gramas de carboidratos [WHD]; os restantes 11 beberam um batido que continha 39 gramas de carboidratos [PLA].

Antes e depois do período de treino os investigadores realizaram análises para medir a circunferência dos músculos e do tendão patelar das pernas treinadas. Este ligamento liga o osso do joelho ao osso da tíbia.

Resultados

Tal como poderia esperar, a suplementação com proteína whey promoveu uma maior hipetrofia dos músculos das pernas, mas a proteína whey também aumentou o tamanho dos ligamentos dos joelhos. O tipo de treino – excêntrico ou concêntrico, não foi um fator relevante.

A proteína whey fortalece os tendõesA proteína whey fortalece os tendõesPode ver acima a composição da proteína whey usada pelos cientistas. A proteína whey contém grandes quantidades de leucina, e esta também está presente na proteína whey usada no estudo.

Os investigadores suspeitam que a leucina é a razão pelo qual a whey ajudou a promover o crescimento do colagênio dos ligamentos dos joelhos. Estudos anteriores realizados em animais demonstraram que a leucina tem um efeito anabólico sobre o colagênio.

Os investigadores escreveram:

Isto poderia ter implicações clínicas importantes, uma vez que o aumento da hipertrofia dos tendões poderá reduzir o stress mecânico (e portanto também a tensão) nos tendões durante o exercício e potencialmente auxiliar na reabilitação dos tendões após uma lesão.

Note que o fortalecimento dos tendões não é o único benefício que esta incrível fonte de proteína pode proporcionar. Veja outros benefícios no nosso artigo "Os benefícios da proteína whey".

Referência!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona

Os Suplementos Termogénicos Funcionam?

A obesidade encontra-se classificada como uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar ao ponto de atualmente ser considerada uma pandemia. ¹ Atualmente, verifica-se que a maioria da população europeia (60%) encontra-se na categoria de pré-obesidade, ou obesidade. ¹ Em Portugal o cenário é relativamente similar, com 57,1% dos indivíduos a apresentar um índice de massa corporal ≥25 kg/m². ²   Logicamente, esta população numerosa representa um mercado apetecível para as empresas envolvidas na produção e/ou comercialização de suplementos alimentares, que ambicionem aumentar as suas vendas.  Do conjunto de suplementos direcionados para a perda de peso/gordura, destacam-se os termogénicos, os quais, supostamente, promovem um aumento da lipólise através de um aumento do metabolismo, induzido por determinados compostos presentes nesses suplementos.  Mas será que os suplementos termogénicos efetivamente facilitam a perda de peso ou de gordura em indivíduos pré-obesos ou obesos?  Cl