Avançar para o conteúdo principal

Calculadora de % de Gordura Corporal a Partir de 3 Pregas Cutâneas

A seguinte calculadora dá-lhe uma estimativa da sua % de gordura corporal e de massa corporal magra baseado na sua altura, idade e medidas de espessura de 3 pontos com pregas cutâneas.
Homem:
  • Peitoral - Realizada na diagonal na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo
  • Abdominal - É determinada paralelamente ao eixo longitudinalmente do corpo, aproximadamente a 2 cm à direita da parte lateral da cicatriz umbilical.
  • Quadril - É determinado paralelamente ao eixo longitudinal da perna sobre o músculo do recto femural a 1/3 da distância do ligamento inguinal e o bordo superior da rótula.
 
Mulher:
  • Triceps - Medida vertical tirada a meio entre a parte superior do ombro e o cotovelo.
  • Supra-ilíaco - o avaliado afasta ligeiramente o braço direito para trás. Esta prega é realizada no sentido oblíquo a 2 cm acima da crista ilíaca antero-posterior na linha da prega axiliar média.
  • Quadril - É determinada paralelamente ao eixo longitudinal da perna sobre o músculo do recto femural a 1/3 da distância do ligamento inguinal e o bordo superior da rótula

Género Masculino Feminino
Idade   em anos
Peso kgs libras
Medida do peitoral (Só homens)   mm
Medida do abdomén (Só homens)   mm
Medida do quadril (Homens e mulheres)   mm
Medida dos tríceps (Só mulheres)   mm
Medida do suprailíaco (Só mulheres)   mm



A calculadora acima é baseada no método de 3 pontos de Jackson-Pollock e é razoavelmente exato para a maioria das pessoas. No entanto, este método, tal como a maioria dos métodos populares de pregas cutâneas tende a subestimar os níveis de gordura corporal em culturistas muito definidos.

Para realizar cada medida: Usando a ponta do seu polegar e dedo indicador, agarre a pele da área a ser medida. Afaste a pele do músculo, assegure-se de que "agarra" toda a gordura subcutânea por baixo da pele, mas não inclua o músculo. Meça a espessura desse pedaço de gordura e pele, em milímetros, com uma fita métrica ou pregas cutâneas (fat callipers).

Se tem pregas adiposas, estas devem ser colocadas próximo do local onde os dedos agarraram a pele, de forma a se poder obter uma medida fidedigna (A cerca de 1 cm dos dedos). Liberte as pregas e espere dois segundos antes de tirar a medida.

Tire a medida do mesmo local mais algumas vezes (liberte o pedaço de pele e volte a agarrar de novo para cade medida) e depois tire a média - cada medida deve estar dentro de 1 ou 2 mm de outra.

Se não tem pregas adiposas, terá de tirar as medidas com uma régua ou fita métrica. O procedimento difere entre gêneros. Os homens devem tirar as medidas nas zonas do peitoral, abdominal e quadríceps. As mulheres devem tirar as medidas nas zonas dos tríceps, suprailíaco e quadríceps. As localizações para ambos os sexos estão ilustradas acima.

Mensagens populares deste blogue

Quanta proteína é possível absorver por refeição?

Dentre a série de tópicos relativamente controversos englobados no mundo da nutrição temos a questão da quantidade de proteína que o corpo humano consegue absorver no seguimento de uma dada refeição. Relacionado com a mesma temática, temos a questão da definição da quantidade de proteína que idealmente se deve ingerir após a execução de um treino resistido, com vista a maximizar a síntese de proteína muscular. Estudos publicados até há poucos anos concluíram que a ingestão de 20 a 25 g de proteína de boa qualidade (whey, proteína do leite, ou proteína de ovo) após um treino de musculação direcionado à musculatura dos membros inferiores seria o suficiente para maximizar a síntese de proteína muscular em adultos jovens e saudáveis, sendo que em doses superiores os aminoácidos “excedentários” seriam simplesmente oxidados. 1,2   Entretanto, em 2016, os autores Macnaughton et al. 3 verificaram que a suplementação com 40 g de proteína whey após uma sessão de treino de musculação de corpo i

É Melhor Perder Peso de Forma Rápida ou Lenta?

A perda de gordura pode proporcionar vários benefícios para a saúde daqueles que têm excesso de peso. ¹⁻² e é uma necessidade imperativa para atletas de determinados desportos e para aqueles que participam em competições de culturismo e similares.³ No entanto, independentemente do ritmo a que se perde peso, há uma série de consequências negativas que são praticamente impossíveis de evitar. Esses efeitos indesejáveis incluem a diminuição da taxa metabólica basal em repouso,⁴ dos níveis de testosterona,⁵ perda de massa magra,⁶ e diminuição da força muscular.⁷⁻⁸ De forma a minimizar esses efeitos negativos, são muitos aqueles que evitam as dietas mais drásticas, do tipo yo-yo e que, em vez disso, aconselham uma perda de peso lenta, por exemplo, de 0,5 kg de peso corporal, por semana.³ O que diz a ciência? Já foram conduzidos variados estudos que procuraram determinar qual a velocidade de perda de peso que melhor preserva a taxa metabólica, a massa magra, bem como os níveis de testosterona

Qual é a Quantidade de Proteína Ideal para Maximizar a Força e a Massa Muscular?

Tipicamente, os praticantes de musculação almejam obter um físico que, para além de exibir uma percentagem de gordura corporal relativamente baixa, apresente uma musculatura visivelmente desenvolvida, frequentemente ao maior nível possível. Para além destes, e sobretudo com vista a maximizar o seu rendimento, os atletas de desportos de força, assim como os praticantes de outras modalidades desportivas também se interessam particularmente por esta temática.  Neste contexto, os nutricionistas que de algum modo trabalham com estes indivíduos, devem ser capazes de os aconselhar relativamente à quantidade de proteína ideal para maximizar os ganhos de força e de massa muscular, naqueles que executam treino resistido. Será necessária uma dose de proteína superior à recomendada pela EFSA - Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (0,83 g/kg peso)¹ para maximizar os ganhos de força e a hipertrofia muscular em adultos jovens?  Este tópico tem vindo a ser investigado de forma relativame